Por que o RH deve se preocupar com cibersegurança?

Reunião de pessoas no escritório

Uma das áreas de recrutamento e desenvolvimento, cuja importância é demonstrada no sucesso do profissional dentro da empresa e de sua especialização: essa é a área de Recursos Humanos (RH).

Existem muitos processos que envolvem seus afazeres diários seja para entrevistar candidatos, criar mecanismos para aperfeiçoar técnicas e pessoas dentro da atividade da empresa. Agora, com o crescimento da tecnologia e do acesso à informação, podemos incluir mais uma tarefa em sua lista, o gerenciamento e o tratamento da cibersegurança.

O que é cibersegurança?

Temos como cibersegurança a prática de proteger os computadores e servidores, dispositivos móveis, sistemas eletrônicos, rede de acesso a dados e todo o tipo de tecnologia da informação contra-ataques de hackers maliciosos que tem como objetivo roubar ou danificar as informações prescritas.

Dentro da cibersegurança, existem algumas variáveis que ficam responsáveis por cuidar de alguma área específica, seguem abaixo algumas:

  • Segurança da informação: protege a integridade e a privacidade dos dados;
  • Segurança de aplicativos:protege os softwares e os aplicativos para celulares livres de ameaças.
  • Segurança de rede: protege uma rede de computadores, mantendo-os seguros malwares que tentam acessá-los sem autorização.

O que é a LGPD e qual a sua importância na cibersegurança

Já conhece a Lei Geral da Proteção de Dados, famosa por LGPD? É uma ferramenta que tem como objetivo proteger a privacidade e os direitos a liberdade e desenvolvimento da personalidade da pessoa natural.

Sua importância deriva da segurança que ela traz para a rede de computadores, protegendo as informações de pessoas não autorizadas, através de práticas padronizadas e regulamentadas que podem ser usadas para proteção dos dados pessoais de todos os colaboradores no âmbito empresarial.

Por que o RH deve se preocupar com cibersegurança?

Em primeiro lugar, devemos entender que a área de Recursos Humanos (RH) é uma área voltada para as pessoas. Ou seja, toda e qualquer informação pessoal de qualquer colaborador está presente nos registros guardados e protocolados pela equipe que administra o RH.

Qualquer informação vazada sem prévia autorização pode acabar prejudicando a imagem daquela pessoa exposta, o que pode acarretar riscos legais para a empresa por infringir com a Lei Geral de Proteção de Dados, a LGPD.

Com o surgimento da computação em nuvem, não se faz mais necessário o acúmulo de papéis. Com isso, todos os dados foram migrados para as pastas registradas na nuvem ou em qualquer outro apetrecho digital.

A preocupação deixou de ser sobre a perda de papéis físicos e passou a ser sobre a perda de documentos digitais, ou apagando ou através de malwares mal-intencionados.

Então de toda forma, por que o RH deve se preocupar com a cibersegurança?

Porque a exposição desses dados significa perdas bastante significativas para a imagem e reputação do negócio.

Além de que, documentos que compõem a estrutura física e financeira podem cair nas mãos de pessoas que querem fazer o mal, o que pode arruinar toda e qualquer chance de crescimento que sua empresa pode ter.

Cuidados importantes que a equipe de RH deve ter

Uma equipe de RH bem-preparada para a proteção das informações digitais é uma equipe que mantem seus softwares de proteção sempre atualizados. As tecnologias se aperfeiçoam a cada dia, softwares anti-hackers também se atualizam para garantir cada vez mais proteção. Portanto, manter os antivírus atualizados é uma ótima maneira de combater hackers.

Outro fator que garante a cibersegurança é não deixar as informações disponíveis de forma fácil para qualquer pessoa da empresa. Em outras palavras, elas precisam estar muito bem seguras em pastas que apenas pessoas autorizadas possam acessar. Com isso, você garante mais segurança para a sua rede de informações.

Em caso de vazamento, o que posso fazer?

O primeiro passo é descobrir como ocorreu o vazamento, se foi através de um malware ou de alguém que coletou as informações sem autorização. Enfim, o primeiro passo é descobrir ‘como’.

Após isso, sanar o motivo do vazamento e procurar órgãos competentes como a Autoridade Nacional de Proteção de Dados para tratar e recuperar as informações mostradas.

Gostou do nosso conteúdo? Existem plataformas de segurança especializadas na proteção de dados e segurança da informação, venha conhecer nossa plataforma e ver a que melhor se encaixa ao seu perfil!

Fonte: Folha Certa

Posts Relacionados

Deixe um comentário